Em um ano de operação dos patinetes elétricos em Salvador, 2.791 contas de usuários foram suspensas por descumprimento das regras de uso estabelecidas na cidade. O serviço, operado pela empresa JET sob regulação da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), já soma mais de 175 mil usuários cadastrados e os equipamentos percorreram cerca de 2 milhões de quilômetros — o equivalente a 50 voltas ao redor da Terra.
As suspensões fazem parte das ações para garantir a segurança no trânsito e coibir infrações como uso inadequado dos patinetes. Só em dezembro, durante a campanha de verão com fiscalização reforçada, foram registradas 619 contas bloqueadas — cerca de 22% do total anual.
Além das penalizações, a Semob e a JET realizaram atividades educativas, incluindo aulas de direção segura e abordagens a usuários, para reforçar o uso correto do modal.
O título de maior centro de utilização do país reforça a popularidade dos patinetes em Salvador, que seguem regras que incluem limite de velocidade por GPS e uso individual obrigatório, conforme normas nacionais de mobilidade
Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Público denuncia exclusão de artistas LGBTQIA+ no Mica Lauro